#20 você precisa saber quando alguém tá tentando te enganar
pare de acreditar em rotinas irreais de influenciadores medianos
é muito específico dizer que a inspiração desse surto texto foi um vídeo de rotina da franciny ehlke de uma página de fofoca do falecido twitter? só pelo tamanho da frase, eu vou chutar que sim. mas para fins de honestidade, foi exatamente isso que me fez finalmente tirar esse rascunho da gaveta. para as curiosas, o vídeo é esse aqui e o motivo do ódio foi, bom, quase tudo. qual é o do jaleco da miu miu? e das tâmaras em todas as refeições? E O POTE DE TÂMARAS NO MEIO DE UM RESTAURANTE? enfim. esse texto não é sobre a franciny ehlke.
eu acredito, no meu coração, que a habilidade mais importante de se ter na vida é aprender a reconhecer quando alguém está tentando te enganar. em outros tempos, isso significava não cair em esquema de pirâmide (oiii carro rosa da mary kay) e não dar trela para vendedores de alfajor no centro. em tempos de tiktok, isso significa não se deixar enganar por vídeos de rotina perfeitamente calculados para serem esteticamente agradáveis e completamente irreais.

apesar da vontade de escrever falando mal de todas as blogueiras do mundo, eu quero focar esse texto em um gênero de vídeos específicos: as rotinas de tiktok. é justamente o tipo de conteúdo que eu costumo ver achando que é inofensivo e, mesmo tentando evitar, sempre acabo caindo no papinho de que isso é só mais um dia médio na vida de alguém. o que eu sempre fico pensando (depois de lembrar que aquilo foi filmado, calculado e editado) é até pode ser o dia a dia daquela pessoa, mas ela teve o trabalho de colocar um tripé no lugar, apertar para gravar e ir fingir que não tem uma câmera gravando ela. você já tentou se gravar fazendo alguma coisa? é impossível fingir naturalidade!!!!
todo influenciador vai tentar te vender alguma coisa. é inevitável, é literalmente o emprego deles. mas os blogueiros de estilo de vida vão conseguir te vender muito mais coisa do que alguém que tem um nicho específico (tipo beleza, tecnologia, moda, etc). eles te vendem o pacote completo para alcançar aquela estética: qual o conjuntinho que você tem que usar na academia, a lista completa de skincare, a bolsa nova para a faculdade, o lanche da tarde favorito deles. no caso de influenciadores fitness, qual o pré-treino, o pós-treino, o melhor whey, a melhor creatina, o melhor look, o melhor tênis, a melhor faixa para o cabelo. tudo, absolutamente tudo, é um jeito de fazer dinheiro para eles e te fazer consumir muito mais do que você precisa. e digo mais: você vai comprar tudo aquilo e ainda não vai ter a animação de um influenciador médio, porque você tem uma vida inteira para dar conta além de fazer um exercício aesthetic.
quando você vê um vídeo de rotina que a manu cit (nada contra ela, mas nada a favor também) acorda 3h30 da manhã e faz o equivalente a um triatlo antes das 11h, existem algumas reações possíveis:
caramba! se ela consegue eu também consigo! obrigada pela inspiração, manu cit! (pouco provável)
meu deus do céu ela fez tudo isso antes das 11h e eu ainda nem tinha levantado da cama socorro deus (muito provável)
nossa, acho que se eu comprar um supercoffee com o código de desconto dela eu vou finalmente conseguir acordar mais cedo com toda a disposição dela e ir treinar antes do trabalho (relativamente provável)
na minha experiência pessoal e individual, esse vídeo não vai me inspirar. eu vou ficar com raiva dela conseguir fazer isso tudo e eu não conseguir me comprometer nem com exercício 3x na semana. eu vou ficar com raiva do supercoffee, que eu acho a invenção mais arranca dinheiro de trouxa do mundo. e eu ainda vou ter que me lembrar que aquilo é a vida dela. ela literalmente largou a faculdade de medicina na ufrj para ter mais tempo de fazer exercício e ser blogueira. ela não trabalha 8h por dia em um escritório, não pega transporte público, duvido que pegue trânsito. como que você, que trabalha, que estuda, que tem uma vida de fato normal vai se comparar com o nível de entusiasmo de uma tonha mona que literalmente consegue monetizar cada detalhe da vida dela?
por isso que a gente precisa saber perceber quando alguém está tentando nos enganar. quando tão tentando te vender algo que você não precisa, quando aquela rotina parece ser perfeita demais para ser verdade. imagine a pessoa colocando o tripé no lugar, gravando um take, e tendo que trocar o tripé de lugar para continuar a fazer o café da manhã, e depois ainda editando tudo aquilo para ficar esteticamente agradável, para sincronizar com o áudio do momento no tiktok. quanto antes a gente percebe que aquilo é tudo fabricado, antes a gente consegue evitar cair nessas armadilhas de se comparar com pessoas que não vivem a mesma vida que você.

claro que eu ainda tenho minhas blogueiras de estimação e ainda me deixo levar pelo consumismo de vez em quando. mas eu também não sigo pessoas que só vivem de esbanjar estilos de vida inalcançáveis (seja de luxo, seja de produtividade) porque eu sei que aquilo não vai me fazer bem. até a nanaths, que eu acho uma diva relativamente acessível, eu acompanho com muita cautela; principalmente agora que ela tem postado umas fotos de comida muito lindas e eu fico com muita inveja.
assim como no meu texto sobre tentar ser cronicamente desonline, minha conclusão é que não precisa ser uma limpa completa de influenciadores no seu feed. o que eu acredito que precisa acontecer é um questionamento: esse conteúdo me faz bem? eu gosto de ver isso ou eu me sinto mal, começo a me comparar e fico com inveja? você pode deixar de seguir as pessoas (ou silenciar, se seguir pegar mal) sem remorso nenhum, ok? seja livre!!!!!!!!!!!
ufa. adoro escrever com raiva, mas a revisão do texto sempre me dá muito trabalho depois. obrigada por ler até aqui! espero que tenha gostado! vale lembrar que essas são as minhas opiniões pessoais & individuais & a ideia não era ofender nenhuma blogueira específica. desculpa qualquer coisa?

três coisinhas dessa semana:
⟶ em ritmo de conclave, eu adorei esse vídeo sobre as comidas favoritas do papa francisco, mas ainda não vi conclave (2024). falha gravíssima!!!!
⟶ gostei muito dessa análise sobre fazer carinho nos cachorros em jogos e sim, eu sempre espero que tenha como fazer carinho em um cachorro digital
⟶ falta pouco mais de um mês pro meu aniversário e já estou pensando em qual bolo vou pedir esse ano… considerando fortemente um bolo de lagosta… estou obcecada com o conceito…
esse texto me apareceu no momento perfeito!! quero muito escrever sobre influenciadores e sua análise sobre o assunto me inspirou 🤩
vc tocou em muitos pontos aqui!!! não dá pra se comparar com quem vive para ser blogueira (autocrítica